Você esta aqui: Home / Rotary / Paul Harris

Paul Harris

Paul Pearcy Harris, o fundador do Rotary, nasceu em Racine, Wisconsin, EUA, no dia 19 de abril de 1868. Estudou na Universidade de Vermont e na Universidade de Iowa, de onde recebeu o diploma de Bacharel em Direito.Foi condecorado pelos governos do Brasil, Chile, República Dominicana, Equador, França e Peru.

Em 1896, Paul Harris foi para Chicago para exercer a advocacia.

Em 1900, depois de jantar com um advogado que morava num bairro residencial de Chicago, Paul Harris ficou impressionado pelo fato de que seu amigo parou em algumas casas comerciais do bairro e o apresentou aos proprietários que eram seus amigos. Esse fato deu a Paul Harris a idéia de que ele também poderia fazer amizades sociais com alguns de seus clientes - e resolveu organizar um clube que reunisse um grupo de homens de negócios e profissionais num círculo de amizade e companheirismo. Nascia, assim, a filosofia de Rotary, cujo nome se deve ao fato de que seus sócios se reuniam nos seus respectivos lugares de negócios, em rodízio.

O primeiro clube de serviços no mundo foi o Rotary Club de Chicago, fundado em 23 de fevereiro de 1905, por Paul P. Harris - Advogado, Silvester Schile - Distribuidor de Carvão, Gustavus E. Loehr - Engenheiro de Minas e Hiram E. Shorey - Alfaiate.

O Segundo Rotary Club foi fundado em São Francisco, em 1908. Quando, em 1910, já haviam 16 clubes, foi decidido que eles deveriam ser reunidos em uma organização que pudesse divulgar o movimento, nascendo a Associação Nacional dos Rotary Clubs.

Em 1910 foi fundado o primeiro Clube fora dos EUA, em Winnipeg, Manitoba, Canadá.

Em 1919, surge o primeiro clube na América do Sul, o Rotary Club de Montevidéu, no Uruguai.

Em 1922, o nome, Associação Nacional dos Rotary Clubs, foi abreviado para Rotary International.

Por ocasião de seu falecimento, em 27 de janeiro de 1947, Paul Harris era Presidente Emérito do Rotary International.

Embor a Paul Harris dedicasse muito de seu tempo ao Rotary, também destacou-se por seus trabalhos cívicos e profissionais. Foi o primeiro diretor-presidente da Sociedade Nacional em prol de Crianças e Adultos Deficientes, nos EUA, e diretor-presidente da Sociedade Internacional em prol de Crianças Deficientes. Foi membro do Conselho Diretivo da Ordem dos Advogados de Chicago e seu representante no Congresso Internacional de Direito em Haia e foi membro da Comissão da Ordem dos Advogados dos Estados Unidos.

Pensamentos de Paul Harris.

"Boas ações nada mais são do que expressões de sentimento profundo. Algumas das forças mais poderosas do universo são invisíveis. A gravidade não pode ser vista e no entanto as majestosas cataratas de Niágara existem, em virtude da lei da gravidade. Sob as boas ações do Rotary há uma força invisível. É a força da boa vontade, e em virtude da força da boa vontade o Rotary existe."

"A Amizade foi a pedra fundamental sobre a qual se construiu o Rotary, e a tolerância é o elemento que o mantém unido."

"O mais notável da vida tem sido a amizade. Quanto é ridículo supor que a amizade pode circunscrever-se dentro de limites territoriais da fé religiosa ou do partidarismo político!"

"Quando quisermos que alguma coisa se faça, devemos pedi-la a um homem ocupado. Ele sabe como dividir o seu tempo, para obter o que lhe é pedido."